Celulite






Tire dúvidas sobre celulite; confira
Existem diferentes tipos de tratamento para minimizar o efeito casca de laranja




Para entender mais sobre a celulite e acabar de vez com parte dessas suspeitas do que se devemos ou não fazer,a dermatologista Aline Vieira, mestre em dermatologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e supervisora de ensino do setor de cosmiatria também da UFRJ. O Dia - O que é celulite?
Aline Vieira - Celulite é um distúrbio estético representado pelo aspecto de casca de laranja até depressões na pele. É mais comum nas coxas e glúteos afetando a maioria das mulheres após a adolescência.
O Dia - Quais são as causas da celulite?
Aline Vieira - A causa é desconhecida, mas uma série de fatores incluindo genética, hormônios, inflamação e alteração da microcirculação estão envolvidos.
O Dia - E os tipos?
Aline Vieira - A celulite é graduada de 0 a 3:
0 - Pele com superfície lisa mesmo sentada ou deitada - É quando aperta-se a pele e ocorre apenas a formação de linhas, sem depressões;
1 - Pele com superfície lisa de pé ou deitada - Aparecem pequenas depressões quando a pele é apertada;
2 - Pele de aspecto acolchoado quando em pé - Não é preciso apertar para notar os furinhos. Nesse caso, a superfície permanece lisa quando deitada; 3 - Pele de aspecto acolchoado estando em pé ou deitada.

O Dia - Por que é mais comum em mulheres?
Aline Vieira - É mais comum em mulheres pelo tipo de hormônios circulantes que predominam e pelo tipo de arquitetura de sustentação da pele. Nos homens os septos do tecido conjuntivo subcutâneo são mais espessos, paralelos à superfície, formando uma rede que deixa os espaços para depósito da gordura muito pequeno. Já nas mulheres, os septos são finos, perpendiculares à superfície, resultando em maior espaço entre o tecido conjuntivo para depósito de gordura.
O Dia - Existe cura?
Aline Vieira - Se tratada logo no início existe possibilidade de melhorar até 100%. Nos graus mais avançados não melhora 100%, mas ocorre uma melhora importante de até 80% no grau 2 e 30 a 60% no grau 3. Além disso, o tratamento impede a progressão da celulite.
O Dia - Exercícios físicos ajudam a diminuir a celulite? Quais são os mais indicados?
Aline Vieira - Ajudam. Os mais indicados são os exercícios aeróbicos que estimulam a perda de calorias e consequentemente a perda de peso e de gordura. Caminhada, natação, bicicleta e hidroginástica são excelentes atividades físicas. O fortalecimento muscular da área acometida também é importante para modelar a musculatura e a pele. Beber muita água melhora a circulação sanguínea e a drenagem do sistema linfático, melhorando a eliminação das toxinas.

O Dia - Quais os melhores meios de prevenção?
Aline Vieira - Evitar ganho de peso, praticar exercícios físicos, boa alimentação, beber bastante água, hidratar bem a pele, aplicar substâncias que ativem a circulação local e fazer drenagem linfática pelo menos uma vez por semana.
O Dia - O que há de mais novo para o tratamento?
Aline Vieira - Há diversos aparelhos com tecnologias diferentes que devem ser utilizados em conjunto ou em rodízio na busca do melhor resultado. O tratamento deve ter como alvo os fatores responsáveis pela formação da celulite, como: fatores estruturais do tecido subcutâneo, hormonais, circulatórios e inflamatórios. Oriento as meninas novas a seguirem a risca as orientações já ditas para prevenção. Os tratamentos disponíveis são: cirurgia (lipoaspiração e subcisão), aparelhos não invasivos (luz e laser, radiofreqüência e massagem), carboxiterapia e cremes tópicos.
O Dia - Cremes que dizem combater a celulite funcionam mesmo?
Aline Vieira - Funcionam sim. Eles possuem substâncias ativas que ajudam no combate às causas da celulite. Um bom creme deve ter ação reestruturante, ajudando a diminuir a viscosidade do tecido conjuntivo e regulando a produção de fibras na derme. Deve ter ação na célula de gordura favorecendo a quebra das mesmas e agir na microcirculação, ativando o fluxo sanguineo, diminuindo a fragilidade capilar e melhorando a drenagem linfática.
O Dia - Qual é a forma correta de aplicar esses cremes?
Aline Vieira - Os cremes devem ser aplicados duas vezes ao dia, com movimentos circulares de baixo para cima.
O Dia - Que dica você daria para as mulheres potencializarem os resultados?
Aline Vieira - Fazer uma esfoliação corporal duas vezes por semana para remover as células mortas e melhorar a penetração dos ativos e também aplicar uma loção ativadora da circulação antes da massagem, para favorecer a absorção dos componentes da fórmula e otimizar a ação.





A celulite é caracterizada principalmente pelo aparecimento de ondulações da pele, dando a esta o aspecto de casca de laranja ou de colchão. É causada por alterações no tecido gorduroso sob a pele, em conjunto com alterações na microcirculação e consequente aumento do tecido fibroso.
  • O aparecimento da celulite depende de vários factores:
  • Predisposição genética 
  • Factores hormonais,
  • Alimentação





  • Vida sedentária.











  • Mesmo que seja considerada uma doença de pouca implicação clínica, sendo que alguns médicos nem sequer a consideram como uma doença, a celulite traz grandes preocupações estéticas às mulherers, muitas vezes levando a constrangimentos quando são usados trajes curtos ou de banho.
    O diagnóstico da celulite é dividido em graus:
    • Grau 0: Sem ondulações ou irregularidades na pele ao ficar de pé ou deitado, mas ao pinçar a região surgem as ondulações, mas não covinhas ou depressões.
    • Grau 1: Sem ondulações ou irregularidades na pele ao ficar de pé ou deitado, mas ao pinçar a região surgem as ondulações e também covinhas e depressões.
    • Grau 2: Ondulações, rugosidades, depressões e covas espontaneamente se fica de pé, mas não deitada.
    • Grau 3: Ondulações, rugosidades e covinhas estão presentes mesmo deitado.
    Em casos graves e avançados podem aparecer nódulos e endurecimento da pele.
    Certo, agora que já sabemos o que é , como posso curá-la Dra. Janete Clívea?
    Ah , agora vem a parte mais difícil, se eu soubesse, com certeza já estaria muito rica com esta técnica milagrosa..hehehe. Mas existem medidas que podem amenizar em muito essas covinhas indesejadas. O que mais funciona contra a celulite é o mais difícil: combinar alimentação certinha, atividade física e cuidados com a pele. A estética e a medicina tem se unido para atacar esse mal que afeta a maioria das mulheres e hoje existem alguns recursos de que se pode lançar mão, e quando combinados podem ter resultados surpreendentes.
    Drenagem linfática manual: É uma massagem suave com movimentos que vão dos pés para a cintura, acompanhando o caminho dos vasos linfáticos. A retenção de líquidos e o inchaço nas pernas diminuem e, nos casos leves de celulite, o resultado é bom. É simples, eficaz, barato e muito popular. Casos moderados ou severos de celulite requerem tratamentos mais intensos, mas a drenagem não deve ser abandonada porque serve como um complemento e ajuda a manter os resultados.
    Intradermoterapia: É a injeção de medicamentos sob a pele, diretamente na área afetada pela celulite. Eles prometem ajudar a quebrar e esvaziar células de gordura. Cuidado onde são feitos e por quem são feitos esses tratamentos, pois existem riscos nestes produtos utilizados e muitos não são liberados pela ANVISA.
    Ultrassom: Quebra e esvazia células de gordura. A aplicação pode complementar o tratamento à base de medicamentos injetáveis.
    Carboxiterapia: Aparece como grande aliado no tratamento da celulite, muito eficaz, consiste na injeção através de agulhas finas, de gás carbônico no subcutâneo, gás seguro, que destrói as fibroses, melhora a oxigenação local, faz remodelação do colágeno e elastina que compõem a derme, melhorando a qualidade da pele o resultado já pode se ver com 6 sessões dependendo do grau das celulites.
    Radiofrequencia: Além de ajudar a esvaziar as células que armazenam a gordura, melhora a firmeza da pele das pernas e glúteos.
    Endermologia: Aparelho usado para melhorar a drenagem linfática, e com isso reduzir a retenção de líquidos, melhorando também a qualidade da pele pela massagem realizada na derme através dos rolos, estimulando a circulação e auxiliando na eliminação de toxinas.
    Vacuoterapia: Tratamento que utiliza a pressão negativa para tratamento da derme, realizando uma drenagem linfática eficaz, eliminando toxinas, aumentando a circulação local e quebrando as fibroses da derme.
    Subcisão: Casos muito avançados e com grandes depressões na pele melhoram com a ruptura de fibras de colágeno que repuxam a pele para dentro. Isso é feito através da subcisão, que é um procedimento cirúrgico.
    Muitos aparelhos estéticos tem unido esses itens acima como: infravermelho, radiofrequencia, vacuoterapia e manipulação mecânica como o Velashape, muito divulgado ultimamente.
    Bom, espero ter elucidado algumas das dúvidas da maioria das mulheres que não conhecem os tratamentos para celulite ou tinham dúvidas sobre os mesmo, vamos lá vamos a luta , não podemos deixar os furinhos vencerem….