Emagrecer



EMAGREÇA SEM PREJUDICAR A SUA SAÚDE

Cuidado com as dietas da moda! Conheça os danos que elas causam e saiba como reduzir suas medidas de maneira saudável.


Tem gente que vive sofrendo para emagrecer! E na luta contra a balança, o que mais se vê por aí são dietas da moda. O problema é que muitos tipos de dieta retiram os alimentos de maneira brusca da nossa rotina. Esse radicalismo faz com que muitas vezes não consigamos dar continuidade a dieta... Daí voltamos a comer tanto ou mais do que antes e engordamos tudo novamente. E temos então o chamado efeito sanfona, quando se engorda e emagrece repetidamente.
É Dieta da Lua, Dieta Espiritual, Dieta de Hollywood... Sem dúvida elas ajudam no emagrecimento, pois trabalham com a ingestão de menos calorias do que gastamos, mas nem sempre estão de acordo com a nossa necessidade nutricional. Por não serem personalizadas, elas podem acabar causando algum dano, caso a pessoa tenha alguma doença.
A melhor forma de perder peso e não prejudicar a saúde é fazer uma reeducação alimentar. Não é preciso se privar de comer determinados grupos de alimentos, e sim, mudar os hábitos alimentares. Um bom começo é se acostumar a fazer de cinco a seis refeições diárias, balanceadas, para não deixar o organismo muito tempo sem comida.
“As conhecidas dietas da moda promovem um choque alimentar, então acontece uma perda de líquido e uma diminuição do inchaço, por isso as pessoas às vezes se impressionam. Mas este resultado inicial não necessariamente continuará acontecendo, e mais que isso, em longo prazo, se houver exclusão de algum grupo alimentar, a dieta pode trazer prejuízos à saúde pela falta de nutrientes, vitaminas e minerais”, explica a nutricionista do Suadieta, Lílian Assis.

podem dar resultados, mas prejudicam a saúde.






As atrizes Cristiana Oliveira e Amanda Lee tiveram que engordar radicalmente para seus papéis mais recentes na televisão. Em entrevistas, Cristiana destacou que este processo foi bastante complicado, uma vez que ela foi obesa a juventude toda. Mas, para Amanda também não foi fácil. A atriz havia acabado de parar de amamentar sua filha. No entanto, ambas fizeram isso de uma forma saudável: procuraram um bom médico para orientá-las e seguiram a dieta à risca.
Quando você precisa emagrecer ou engordar rapidamente para algum compromisso é um desespero. Sem contar que isso pode ser prejudicial. Algumas dietas realmente conseguem eliminar aqueles quilos a mais, contudo, além de o corpo ficar sem nutrientes, tudo o que foi perdido pode voltar em um piscar de olhos.
Quando o efeito é o oposto, ou seja, quando alguém engorda bruscamente, o perigo é não conseguir voltar ao peso anterior facilmente e, ainda, sofrer diversas consequências como o aumento da taxa de colesterol e o desenvolvimento da diabete. Sem contar o efeito sanfona. Com ele a pessoa emagrece e engorda, deixando a pele flácida e o organismo com déficit de proteína.
De acordo com a nutricionista Lílian Assis responsável pelo Plano de Emagrecimento Sua Dieta, as fibras são o melhor alimento tanto para emagrecer quanto para engordar: “Quando se trata de dieta, as fibras nos mantêm saciados por mais tempo e melhoram o funcionamento do intestino. Por outro lado, alimentos ricos neste nutriente são mais calóricos e, quando consumidos em grande quantidade, ajudam no processo de ganho de peso sem trazer danos à saúde”.
Mas, a verdade é uma só: nenhuma dieta radical funciona. Por isso, a consulta de um profissional especializado é fundamental. É ele que vai orientá-lo sobre a escolha dos alimentos para o seu plano alimentar, de acordo com as suas condições físicas e de saúde. Durante esse processo, muito cuidado com as informações adquiridas através de amigos ou outros meios: Nem sempre o que funciona para uma pessoa pode funcionar para outra.
Em todo caso preparamos umas dicas para ajudar nos processos:
Para engordar:
• Comer carboidratos integrais, como massas e pães, em grande quantidade.
• Não fazer exercícios aeróbicos intensos.
• Ingerir alimentos com maior taxa de gordura (porém sempre atento para não ultrapassar a quantidade diária recomendada que é de ).


Para emagrecer:
• Beba bastante água, pois ela ajuda a acelerar o metabolismo.
• Comer de três em três horas, para manter o metabolismo acelerado
• Praticar atividades aeróbicas com mais intensidade


FLORES COMESTÍVEIS: INCLUÍ-LAS NO CARDÁPIO PODE TE AJUDAR A ENTRAR EM FORMA PARA O VERÃO! 




Comer flores? Parece estranho, mas, de acordo com alguns estudos, elas trazem muitos benefícios a nossa saúde!

O frio já está dando adeus aos nossos dias. E, mais do que nunca é hora de arregaçar as mangas e começar a pensar no verão! A estação mais quente do ano exige, além de alguns cuidados especiais com a saúde, uma preocupação maior com o corpo!

"As pessoas fazem restrições dietéticas no inverno com o intuito de perder peso, o que deixa seu metabolismo mais lento. Quando chega a primavera, é preciso ficar atento, porque a tendência é se libertar das limitações alimentares", explica a nutricionista Renata Cristina Gonçalves, parceira do Ganep - Nutrição Humana para o desenvolvimento de projetos especiais.

A dica da especialista é que você aproveite o aumento das temperaturas para entrar de cabeça em uma dieta rica em alimentos mais leves, como frutas, legumes e folhas: “Os alimentos típicos desta época do ano são os mais coloridos, como os vermelhos, os laranjas, os roxos e os verde, sendo os grandes destaques  ficam por conta da abóbora, berinjela, beterraba, cenoura e morango”.

Vale destacar que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde e a Organização Pan-americana da Saúde, pelo menos 60% das mortes em todo o mundo poderiam ser evitadas ou adiadas se houvesse um consumo mínimo diário de cinco porções - ou 400 gramas – destes alimentos.

"O ideal mesmo é manter sempre um padrão alimentar. Por isso, a importância de uma reeducação alimentar", orienta a Dra. Renata. Segundo ela, uma boa dieta não precisa restringir tantos alimentos, mas sim a quantidade a ser ingerida e a sua qualidade.

E já que estamos falando em primavera, porque não aproveitar para incluir as flores em nosso cardápio? Tudo bem que por ser uma novidade no universo da gastronomia, o seu valor nutricional ainda não é bem conhecido. “O que se sabe é que elas são ricas em néctar e pólen, portanto, cheias de minerais e vitaminas. Além disso, são pouco calóricas, devido à sua leveza e grande quantidade de água. Para aproveitar seus nutrientes é importante conhecer a procedência e saber as que realmente são próprias para o consumo”, alerta a nutricionista.

Algumas das flores comestíveis são o amor-perfeito, o borago, a calêndula, o capuchinho ou nastúrcio e a rosa. Para adquirir, busque produtores especializados, que não utilizam qualquer tipo de agrotóxico ou tratamento químico na plantação. Vale ressaltar que não são as mesmas disponíveis em floriculturas.

"O capuchinho e o borago,  por exemplo, têm uma grande quantidade de vitamina C e garantem um prato mais colorido e com um visual atraente. As flores comestíveis também podem ser usadas para aromatizar vinagres e azeites e enfeitar saladas, conferindo mais sabor e uma cor especial", conclui ela.  



DICAS PARA QUEIMAR CALORIAS SEM SUAR A CAMISA








                                         Sua rotina uma academia! 



O sonho de todo ser humano é poder queimar calorias sem precisar fazer muito esforço. Isso seria a soma perfeita entre a diversão, as obrigações diárias e a perda de caloria. O que muita gente não sabe, é que tarefas simples como bater palmas, pode sim ajudar a obter um resultado de sucesso. Você pratica exercícios físicos sem perceber e ainda consegue manter o corpo em forma sem ter que suar a camisa numa academia. Está pronto para encarar o desafio? Então, veja essas dicas.



- Faça tudo manualmente
Organizar o armário, lavar o carro e os pratos, arrumar as gavetas, cozinhar, faxinar a casa, dispensar a batedeira e bater um bolo à mão... Estas tarefas, que fazem parte da sua rotina, podem ser ótimas aliadas na luta contra a balança.

- Conte os passos
Comece a contar os passos de cada caminhada que fizer. A cada semana que passar, tente dar mais passos do que você deu na semana anterior. Se estiver na rua, ao invés de passear, ande mais rápido, como se estivesse atrasado para uma reunião. Isso vai deixar as suas pernas mais bonitas e eliminará algumas calorias.

- Dê muita risada
Além de fazer bem à pele, já que trabalha os músculos da nossa face, combatendo o aparecimento de rugas, rir de 10 a 15 minutos por dia faz com que você perca cerca de 50 calorias. Sem contar que quando a gente está feliz, tudo parece ficar mais fácil, até uma dieta, não é verdade?

- Valorize seu café da manhã
Seja um rei pela manhã, um burguês na hora do almoço e um mendigo no jantar. Este ditado já é manjado, mas faz um efeito incrível! Quando você se alimenta bem logo na primeira refeição do dia, manda um sinal para o seu corpo de que não está morrendo de fome e ele começa a queimar gordura. Ah! Evite comer muito tarde da noite, isso é ruim para o seu metabolismo.

- Mude o caminho
Se você trabalha no 5º andar de um prédio, por exemplo, aproveite que são poucos andares e suba pelas escadas. Deixar o elevador de lado, de vez em quando, vai ajudar você a manter o peso e reforçar os músculos. Manter a postura também ajuda a fortalecer os músculos abdominais, além de te fazer parecer mais alto e esguio.

-- Caia na gandaia
Se você é daqueles que curte dançar, imagina poder fazer isso durante horas. Ao contrário das aulas de dança na academia, que duram no máximo uma hora, dançar numa balada, até os pés ficarem doloridos, tem muito mais intensidade e você poderá detonar até 2000 calorias. Três vezes mais que na aula convencional.

- Crie, inove e invente
Mesmo sem saber cantar ou tocar qualquer instrumento, divirta-se e invista em uma carreira no chuveiro! "Quem canta seus males espanta" é mais que um velho jargão, é um estudo científico que garante a perda de 110 calorias em uma hora.

Emagrecer assim é ou não é uma maneira simples e divertida de dar bye-bye às gordurinhas?